sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Formatura Aluno Monitor/São Borja






























Ao adotar o Programa Aluno Monitor Microsoft a Secretaria da educação ganha novos recursos para melhorar a qualidade do trabalho das escolas sob sua coordenação, mais efetividade no trabalho dos professores e alunos e maior visibilidade com a qualidade de gestão e possibilidade de novos investimentos. Este programa cria novas perspectivas para o futuro dos jovens estudantes e abre novas oportunidades pessoais e profissionais para os professores participantes do programa. O processo de formação que ocorre no programa é fundamental para fortalecer o desenvolvimento do aluno e das relações de cooperação que podem ser estabelecidas dentro das escolas. O Programa Aluno monitor valoriza o papel do aluno como par do professor na utilização da informática como ferramenta de apoio e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Pesquisas realizadas pelo Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada da UNESP de Bauru indicam que a utilização da informática na escola é um fator importante para melhorar a assiduidade às aulas e a disciplina dos alunos. Segundo os diretores pesquisados, houve 75% de melhoria na assiduidade e 83% de melhoria na disciplina. Além disso, quanto maior for o envolvimento dos alunos e de toda a comunidade escolar com o laboratório, mais esse laboratório estará protegido contra danos. Em relação aos professores, o programa possibilita a aquisição de novos conhecimentos com a utilização da tecnologia nas atividades pedagógicas e no cotidiano e incentiva a prática do trabalho em conjunto com os gestores escolares e alunos. Além de favorecer a inclusão digital e o protagonismo juvenil, as mudanças promovidas por esse programa na organização do trabalho e nas formas de convivência social na comunidade escolar são consideradas, pelos responsáveis pelas políticas educacionais, como referências para decisões e orientações em educação.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ENTREGA DE CERTIFICADOS
















Realizou-se hoje a entrega dos certifidados para os alunos de Santiago que concluiram o Curso do Programa Aluno Monitor. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Santiago, às 10h com a presença da Professora Maria Leocádia Fraga Guerreiro, Coordenadora da 35ª CRE, do Vice Prefeito, Vereadores, Diretores de escolas estaduais, Professores, alunos e pais além das professoras tutoras das turmas, Elaine Flores, Kathia Lima e Grede Brasil. Contamos com a participação de jovens integrantes do Projeto Criança Feliz, que fizeram belas apresentações, abrilhantando o evento.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Formatura Aluno Monitor


Acontece nesta sexta, 4/12, em Santiago, na Câmara Municipal de Vereadores, às 10h a formatura dos alunos que realizaram o Programa Aluno Monitor. Em Santiago participaram alunos das escolas Cândido Genro, Alceu Carvalho, Cristóvão Pereira, APA, Isaías, Monsenhor e Lucas Araújo.
75 alunos vão receber o certificado de Aluno Monitor - Aprender em Parceria.
Várias autoridades já confirmaram presença.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Wikicionário


O Wikcionário é um projeto colaborativo que tem como objetivo produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciado em 3 de Maio de 2004 conta hoje com mais de 66000 verbetes na versão em português.

Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se.

Acesse: http://www.wiktionary.org

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O VALOR DE SER EDUCADOR


Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.

Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
Maria Darismar Duarte Henes Cortes

Oração do Professor



Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Antonio Pedro Schlindwein