quinta-feira, 25 de junho de 2009



II Desafio National Geographic - 2009

Pelo segundo ano, a Editora Abril e a revista National Geographic Brasil promovem o Desafio Viagem do Conhecimento, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto Claro. Um dos objetivos do Projeto é oferecer ás escolas e seus educadores ferramentas de trabalho para motivar os estudantes a vivenciar a aprendizagem sobre cultura, povos e conhecimento do Brasil e do mundo como uma experiência que os prepara para uma vida mais plena e cidadã, reconhecendo assim o papel crucial que a educação ocupa na sociedade. Como participar: O período de inscrições do II Desafio National Geographic, uma olimpíada de Geografia e História aberta a estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, encerra dia 31 de julho. A primeira prova será realizada no dia 10 de agosto, e o regulamento completo e todas as demais informações podem ser encontradas no site do Projeto: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/
Divulguem esse Projeto!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fórum de Discussão - EEEF João Eduardo Witt Shmitz

O fórum abaixo visa realizar debates entre alunos do Curso Introdução à Educação Digital da EEEF João Eduardo Witt Shmitz e formadora da turma. No fórum há um tópico para discussão. Após ler as orientações abaixo, cada cursista deve registrar-se no link:

Fórum de discussão FÓRUM JOÃO EDUARDO

No registro há solicitação de cadastramento de usuário e senha.
Após o registro, faça o seguinte:
- Abra sua conta de e-mail que foi cadastrada no fórum;
- Abra a mensagem do site forumeiros.com;
- Ative sua conta clicando no link do fórum;
- Clique em ENTRAR;
- Digite o usuário e senha cadastrados;
- Clique em Seu Primeiro Fórum;
- Clique em "EEEF João E. W. Shmitz" - Leia o tópico para discussão;
- Componha sua resposta, clicando em "Responder"
- Após digitar a resposta, clique em "Enviar".
Sua resposta estará salva e publicada imediatamente no Fórum.

Como usar sites de busca e pesquisa

Existem alguns sites que podemos realizar pesquisa através de busca rápida, além disso eles nos proporcionam outras ferramentas como tradutor e busca avançada:
Google
Google Acadêmico
Cadê?
Alta Vista

Temos uma enciclopédia virtual e colaborativa, construída constantemente por usuários da Internet. Você também pode ajudar a construí-la, além de utilizá-la.

Wikipedia

Criando E-mail - EEEF João Eduardo W. Shmitz

E-mail (em português, correio electrônico) é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização.

O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-Mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede mundial de computadores.

O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe.

O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um "e-Mail em rede", permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em 1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes.

A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail e aumentou significativamente a popularidade do correio eletrônico.

Agora você deve criar um e-mail utilizando a plataforma do Google

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jovem Embaixador



Estão abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2010! Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e seus parceiros, o programa Jovens Embaixadores visa beneficiar alunos brasileiros da rede pública que sejam exemplos em suas comunidades em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados para o programa viajam em janeiro de 2010 para os EstadosUnidos, por três semanas, com todas as despesas pagas. Durante a primeira semana,participam de diversas atividades na capital do país, Washington D.C.. Depois, são divididos em sub-grupos, e cada um viaja para um estado diferente nos EUA, onde os participantes são hospedados por famílias americanas e passam por um período de imersão total na sua cultura, além de desempenharem tarefas a fim de representar o Brasil e seus estados.
O que é preciso para participar do Programa
- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 anos na data da viagem)
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ser aluno do Ensino Médio na rede pública;
- Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
- Estar engajado, por pelo menos 1 ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Como candidatar-se ao Programa:
- Acessar o site http://www.jovensembaixadores.org/, identificar a instituição parceira mais próxima e entrar em contato para obter as instruções de inscrição no programa;
- Preencher o questionário preliminar e devolvê-lo no prazo estipulado, juntamente com a documentação solicitada.
Não perca a chance de participar dessa experiência incrível!
Inscreva-se no processo de seleção até o dia 12 de agosto de 2009 e seja um Jovem Embaixador!
Instituição Parceira do Programa Jovens Embaixadores no Rio Grande do Sul: Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano - ICBNARua Riachuelo, 1257Centro – Porto Alegre / RS Telefone: (51) 4009-2345
http://www.cultural.org.br/

Projeto Minha Terra



Projeto Minha Terra
A 35ª Coordenadoria Regional de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional, convida professores e gestores das escolas que possuem acesso a internet, a inovar em 2009, abrindo as portas das Salas de Aula Digitais para o Projeto Minha Terra.
O objetivo do Projeto é o trabalho colaborativo entre escolas, utilizando os recursos pedagógicos da Sala de Aula Digital. O eixo temático organizador do Minha Terra é a cultura regional e a estratégia é o envolvimento de alunos como protagonistas na investigação sobre quatro temas (Qualidade de Vida, Participação Social, Trabalho e Cultura), para a elaboração de reportagens por tema escolhido, a proposição de projeto de intervenção social, e a publicação dos resultados na Comunidade Virtual do Minha Terra.
Deseja mais informações:
Conheça o portal do Projeto: Clique aqui
Leia e baixe a proposta do Projeto: Clique aqui

terça-feira, 2 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente


Aconteceu hoje na 35ª CRE dentro da programação da Semana do Meio Ambiente a I Mostra de Trabalhos Escolares-Meio Ambiente/Tema Água. As escolas estaduais que participaram enviaram trabalhos como maquetes, vídeos, cartazes, músicas. Os autores dos trabalhos tiveram que explicá-los aos visitantes e aos avaliadores de uma comissão instituida pelos organizadores do evento onde foram classificados e receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugares.