sexta-feira, 30 de abril de 2010

2º Encontro presencial Curso TIC

O 2º encontro presencial do curso TIC - Turma 01/2010 aconteceu na EEEB Arneldo Matter, dia 28 de abril, às 14h, quando a formadora e as cursistas foram muito bem recepcionadas pelo diretor da escola, professor Joicimar Ferreira e pela professora Maria Catarina Chagas de Freitas, supervisora e também cursista.

No encontro houve apresentação do 1º trabalho em grupo do curso. As cursistas Luciane Bidinoto, Elizabeth Kemer, Elaine Dalla Porta, Liamara Frigo e Joyce Barreto explanaram sobre os assuntos "A sociedade da aprendizagem e o desafio em converter informação em conhecimento" e "Tecnologias trazem o mundo para a escola". O grupo usou recursos multimídia e soube explorar bem o assunto, levando toda a turma a debater sobre tal. Parabéns!

O terceiro encontro presencial está previsto para o dia 20/05, no CESB, quando teremos apresentação de mais trabalhos em grupo. Enquanto isso, há muita atividade para ser realizada a distância. Haja fôlego!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Curso TIC 100h

Teve início na última quarta-feira, 07 de abril, a 1ª turma/2010 do Curso Tecnologias em educação: ensinando e aprendendo com as TIC. O evento foi realizado no NTE. Participaram 17 professoras e gestoras das escolas Arneldo Matter, CESB, Olavo Bilac e João Goulart.
O curso terá duração de 6 meses, com previsão de encerramento em setembro/10. Cada escola participante sediará dois encontros, totalizando 9 encontros presenciais e muitas atividades a distância, já que o curso tem carga-horária de 100h. Todo material do curso, bem como atividades e interações acontecem no ambiente Teleduc. http://www.teleduc.procergs.com.br/

Vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática mostram casos de superação que valorizam os estudos

Na solenidade de entrega de medalhas de ouro, prata e bronze aos 3 mil vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou histórias de superação de quatros alunos. A premiação aconteceu nesta semana, na Escola Naval do Rio de Janeiro. Participaram da entrega das medalhas os Ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.
Ricardo Oliveira da Silva, de Várzea Alegre (CE), contou o presidente, sofre de atrofia do tecido muscular e é um vencedor. Em 2006, ele era levado à escola em um carrinho de mão, porque a família não tinha condições de comprar uma cadeira de rodas. Isso não o impediu de se destacar na Obmep. Venceu quatro vezes. Seu empenho e desempenho renderam um contrato de trabalho do governo do Ceará. Sua atividade é contar sua experiência nas escolas. Com o dinheiro que ganhou, explicou o presidente, Ricardo comprou uma casa para a família.
De Natal vem o exemplo de Josecleitom Ramalho. Na trajetória da Obmep, ele ganhou uma medalha de prata, três de bronze e uma menção honrosa. Josecleitom tem doença degenerativa na córnea do olho direito, já perdeu 80% da visão desse olho e aguarda um transplante. Sua maior vitória, segundo o presidente da República, foi passar em primeiro lugar no vestibular do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2009. A concorrência, disse Lula, foi de 27 candidatos por vaga.

Fonte: Boletim do MEC