quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dicas para uso do Google



Quem usa o Google em inglês pode fazer pesquisas mais refinadas. Na página de resultados de busca, clica em "Show Option".

É possível definir se tu queres que apareça, por exemplo, apenas os vídeos, fóruns, reviews ou, então, páginas publicadas só nas últimas 24 horas. Tem até uma opção linha do tempo, entre outras.

O recurso é excelente para quem quer pesquisar apenas conteúdo novinho.

Tire o melhor proveito das buscas no Google.
Expressões

Se quiser o termo exato, digite a expressão entre aspas, como, por exemplo, "NTE São Borja". Ao colocar o sinal "+" entre as palavras, aparecerão os dois termos.

Para refinar o resultado

Se você quiser pelo menos uma das palavras, para que apareça só "São Borja" ou "NTE", é preciso usar "OR" ("ou", em inglês) entre as palavras. Ao usar o sinal "-" é possível filtrar o resultado da pesquisa. Mas é preciso grudar o sinal na palavra que deseja excluir. Exemplo: NTE -São Borja

Palavras em frases

Uma boa dica é o usar o asterisco "*" substituindo uma ou mais palavras em uma sentença. Exemplo: "segunda guerra mundial * 1945"

Palavras em títulos

Digite a palavra desejada depois do comando "intitle:" para localizá-la em títulos. Para nomes compostos, escreva o termo completo entre aspas. Exemplo: intitle:tecnologia

Cálculos

Você pode até realizar cálculos, usando sinais de + (para soma), * (multiplicação), ^ (potenciação) e / (divisão), entre outros. Exemplo: ((37-35) ^ 3)/2

E o que é PageRank? É o sistema usado pelo motor de busca do Google para dar relevância ou importância a uma página. Faz com que um site seja o primeiro ou o último a aparecer quando você faz uma pesquisa. O que determina essa posição é um algoritmo que considera o número de acessos e de links para uma página, entre outros fatores. Esse algoritmo é o grande segredo do Google.

2 comentários:

Tuti Britto disse...

Estas dicas são muito úteis para minhas pesquisas, pois tenho pouco conhecimento da língua inglesa.
Vou colocar em prática estas dicas no meu trabalho. Depois comento se deram certo.

Ieda disse...

São dicas importantes para usarmos o google demaneira correta e segura.