terça-feira, 28 de julho de 2009

Projovem

Na manhã de ontem, segunda-feira (27/07), 300 jovens são-borjenses começaram a trilhar os caminhos para um futuro cheio de novas experiências - e o mais importante, a garantia de um lugar no mercado de trabalho. Isso tudo por conta dos cursos do programa do governo federal Projovem na cidade.

O Projovem é um programa do Governo Federal que tem como finalidade ampliar o atendimento e criar oportunidades para jovens entre 18 e 29 anos, desempregados e que não tenham concluído o ensino fundamental ou médio. Para isso, cursos de qualificação profissional serão oferecidos por um período de seis meses. No programa, o estudante também recebe vale-transporte, alimentação (lanches), um kit estudantil e uma bolsa-auxílio de R$ 100,00 por mês, para ajuda de custo.

Em São Borja, os jovens vão encontrar uma estrutura que conta com sete salas de aula (com 30 lugares cada), um ginásio e um auditório. O coordenador do Projovem na cidade, Alsari Antônio Balbinott, conta que durante o período dos cursos, o aluno passará por diferentes etapas de aprendizado: as aulas contarão com dinâmicas diversificadas que incluirão laboratórios de informática, trabalhos práticos e palestras com empresários da cidade. Ele terá, por exemplo, disciplinas voltadas à inclusão digital, leis trabalhistas, ética e cidadania; realizará trabalhos em grupo, para desenvolver o espírito de equipe; passará por experiência de trabalho prático numa área específica e conhecerá os sistemas de funcionamento e gerenciamento de uma empresa.

Cursos permitem vivência prática

O curso é dividido em duas fases. A primeira, que corresponde a 100 horas/aula, será de aprendizado voltado à criação de um conhecimento de base. Nela, serão oferecidas modalidades como inclusão no mundo digital e reforço escolar. Na segunda, de 250 horas, o estudante aprenderá, entre aulas, palestras, laboratórios práticos e trabalhos de campo, os conhecimentos específicos da área na qual ele escolheu atuar.
“Nesta fase, o estudante vai visitar e conhecer as empresas para ter uma noção de como funciona a sua dinâmica e como realmente é o mercado de trabalho”, explica a diretora e coordenadora do programa na prefeitura municipal Sandra Fortes.

Os mais procurados

Administração – 11 turmas

Turismo e Hotelaria – 6 turmas

Comércio e Vendas – 5 turmas

Telemática – 4 turmas

Construção Civil – 3 turmas

Vestuário – 1 turma

Nenhum comentário: