terça-feira, 28 de julho de 2009

WCCE 2009



A 9° edição do IFIP World Conference on Computers in Education (WCCE 2009) é um evento da IFIP IFIP que conta com a cooperação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e, nesta edição, será organizado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), IDESTI (Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social de Tecnologia de Informação).

Educação e Tecnologia para um Mundo Melhor é o tema principal do WCCE 2009. A conferência buscará explorar diferentes perspectivas dentro do tema, cobrindo todos os níveis de educação formal - assim como educação informal, aspectos sociais e desafios que são enfrentados pelos países em desenvolvimento.

O primeiro "World Conference on Computers in Education" organizado com ajuda da International Federation for Information Processing - IFIP ocorreu em Amsterdam, em 1970. Desde então, o evento é organizado a cada quatro ou seis anos em um país diferente. Essa é a primeira edição do evento a ser realizada na América Latina. O WCCE 2005 ocorreu na Cidade do Cabo, África do Sul.

Este é um evento com grande participação internacional e que junta profissionais de todos os continentes trabalhando no campo da educação, informação e tecnologias de comunicação (ICT).

A IFIP , maior patrocinador do WCCE 2009, possui longa tradição no campo da tecnologia (através de sua rede internacional de membros) e é constituída por mais de 60 socidades científicas.

A IFIP é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que trabalha como uma federação para as sociedades nacionais envolvidas com tecnologia da informação. A IFIP foi criada em 1960 com o apoio da UNESCO e como consequência do primeiro World Computer Congress (Paris, 1959). Desde então, a IFIP mantém relações com muitas agências do sistema e outras organizações não governamentais.

No Brasil, a SBC é membro da IFIP, com mais de 4.000 associados. Nos Estados Unidos, ACM e IEEE também são membros da IFIP IFIP.

Nenhum comentário: