sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vida mais longa para seus arquivos

O QUE SE DEVE FAZER PARA CONSERVAR DADOS DE FORMA CORRETA E POR MAIS TEMPO
A perda de arquivos com informações importantes de trabalho ou simplesmente a inutilização daquele CD da banda favorita podem ser evitadas com o hábito da disciplina. No caso de mídias como CDs e DVDs, a conservação é mais ligada ao armazenamento e manuseio dos discos. Já a integridade de dados e configurações pode ser garantida pela regularidade nos backups, seguindo algumas dicas de especialistas.

O professor do Senac Informática Ery Jardim explica que o primeiro passo para um backup (ou cópia de segurança) no capricho é o cuidado para guardar os arquivos sempre no mesmo lugar do computador, e não deixá-los espalhados, porque corre-se o risco de esquecer de salvar algo que você não gostaria de perder. Para Jardim, a melhor opção para o backup é o HD externo e, conforme a importância das informações, devem ser preferencialmente armazenadas em locais distantes um do outro.

– No caso do 11 de setembro, o backup dos dados das empresas do primeiro prédio que caiu estavam no outro prédio. Então, o melhor é ter os dados em casa e no trabalho – ilustra Jardim.

O professor de Arquitetura de Computadores César De Rose, da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), avalia que o principal é a disciplina.

– A dica é fazer (backup). Muita gente fala, mas não faz. Eu mesmo estou com o meu atrasado – brinca De Rose.

Para driblar um possível desleixo, o especialista aconselha o uso de ferramenta automatizada, por meio de programas que fazem as cópias das alterações sozinhos, bastando definir dados, local para salvar e periodicidade. De Rose acrescenta também a opção de buscar um servidor remoto, com o envio dos arquivos para datacenter de empresas de internet, em vez de utilizar CD, DVD ou HD externo.

O analista de negócios e desenvolvedor de sistemas Pedro Godinho recorre a backups constantes tanto em questões de trabalho quanto particulares. Para arquivos de clientes e para suas músicas, livros e fotos, usa HD externo, DVDs e CDs. Godinho pensa não só em imprevistos, como falhas humanas, físicas ou acidentes, mas num problema que assola qualquer dono de notebook.

– Se roubarem o meu ou acontecer um problema no HD, não perco tudo – observa.

Outro problema são os arranhões nos discos. O fim desse transtorno, pelo menos no caso dos DVDs, não está tão longe assim, avalia De Rose. Para o professor, a popularização do Blu-ray disc, também conhecido como BD, irá diminuir os estragos pelo manuseio incorreto devido à maior proteção da mídia.

– O Blu-ray tem uma camada de verniz mais forte. Daqui a um ou dois anos teremos computadores que irão reproduzir e gravar Blu-ray. Aí haverá uma proteção melhor – explica De Rose, acrescentando que essa maior resistência também fará do BD uma opção mais confiável para backups.

Enquanto o futuro não chega, Jardim, do Senac Informática, aconselha proteger as mídias do sol, de temperaturas elevadas, da umidade, da poeira e de fontes de magnetismo, além de evitar tocar na área de leitura dos CDs e DVDs.

– Tenho CDs de 10 anos atrás que funcionam perfeitamente – garante.

Nenhum comentário: