segunda-feira, 17 de agosto de 2009





TV Escola


TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.

Acompanhe a programação no Canal 237 da DirecTV, no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou sintonizando sua antena parabólica.

ASSISTA A TV ESCOLA NA INTERNET, AO VIVO, 24 HORAS NO AR.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vida mais longa para seus arquivos

O QUE SE DEVE FAZER PARA CONSERVAR DADOS DE FORMA CORRETA E POR MAIS TEMPO
A perda de arquivos com informações importantes de trabalho ou simplesmente a inutilização daquele CD da banda favorita podem ser evitadas com o hábito da disciplina. No caso de mídias como CDs e DVDs, a conservação é mais ligada ao armazenamento e manuseio dos discos. Já a integridade de dados e configurações pode ser garantida pela regularidade nos backups, seguindo algumas dicas de especialistas.

O professor do Senac Informática Ery Jardim explica que o primeiro passo para um backup (ou cópia de segurança) no capricho é o cuidado para guardar os arquivos sempre no mesmo lugar do computador, e não deixá-los espalhados, porque corre-se o risco de esquecer de salvar algo que você não gostaria de perder. Para Jardim, a melhor opção para o backup é o HD externo e, conforme a importância das informações, devem ser preferencialmente armazenadas em locais distantes um do outro.

– No caso do 11 de setembro, o backup dos dados das empresas do primeiro prédio que caiu estavam no outro prédio. Então, o melhor é ter os dados em casa e no trabalho – ilustra Jardim.

O professor de Arquitetura de Computadores César De Rose, da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), avalia que o principal é a disciplina.

– A dica é fazer (backup). Muita gente fala, mas não faz. Eu mesmo estou com o meu atrasado – brinca De Rose.

Para driblar um possível desleixo, o especialista aconselha o uso de ferramenta automatizada, por meio de programas que fazem as cópias das alterações sozinhos, bastando definir dados, local para salvar e periodicidade. De Rose acrescenta também a opção de buscar um servidor remoto, com o envio dos arquivos para datacenter de empresas de internet, em vez de utilizar CD, DVD ou HD externo.

O analista de negócios e desenvolvedor de sistemas Pedro Godinho recorre a backups constantes tanto em questões de trabalho quanto particulares. Para arquivos de clientes e para suas músicas, livros e fotos, usa HD externo, DVDs e CDs. Godinho pensa não só em imprevistos, como falhas humanas, físicas ou acidentes, mas num problema que assola qualquer dono de notebook.

– Se roubarem o meu ou acontecer um problema no HD, não perco tudo – observa.

Outro problema são os arranhões nos discos. O fim desse transtorno, pelo menos no caso dos DVDs, não está tão longe assim, avalia De Rose. Para o professor, a popularização do Blu-ray disc, também conhecido como BD, irá diminuir os estragos pelo manuseio incorreto devido à maior proteção da mídia.

– O Blu-ray tem uma camada de verniz mais forte. Daqui a um ou dois anos teremos computadores que irão reproduzir e gravar Blu-ray. Aí haverá uma proteção melhor – explica De Rose, acrescentando que essa maior resistência também fará do BD uma opção mais confiável para backups.

Enquanto o futuro não chega, Jardim, do Senac Informática, aconselha proteger as mídias do sol, de temperaturas elevadas, da umidade, da poeira e de fontes de magnetismo, além de evitar tocar na área de leitura dos CDs e DVDs.

– Tenho CDs de 10 anos atrás que funcionam perfeitamente – garante.

Como proteger arquivos

> Tenha disciplina para fazer o backup periodicamente na sua residência. Em empresas, o ideal é a prática diária.
> Prefira realizar em HD externo. Ao salvar os dados em um HD particionado (dividido em duas partes), por exemplo, há o risco de se perder tudo caso o equipamento apresente defeito.
> Se forem informações de trabalho, de preferência tenha os dados em casa e no escritório.
> Músicas, fotos, filmes e outros dados mais ligados a entretenimento podem ter a cópia de segurança em mídias como CDs e DVDs. Facilitam pela portabilidade.
CDs e DVDs
> Não exponha ao sol, a temperaturas elevadas e à umidade.
> Mantenha distante de fontes de magnetismo, como caixas de som.
> Guarde os discos nas caixas plásticas originais, que têm reentrâncias e encaixes projetados para evitar arranhões. Ou em cases com material macio no interior.
> Armazene verticalmente, para evitar empenamentos.
> Evite o contato dos dedos com a área de leitura do disco.
> Proteja da poeira. Colocar uma mídia para rodar com pó também causa danos ao disco. Limpe com um pano macio.
Pen drives
> São mais suscetíveis a interferências magnéticas. Mantenha a distância de caixas de som e alto-falantes, por exemplo.
> Cuidado para não inserir a pen drive em qualquer computador, principalmente os usados por várias pessoas, como em faculdades e lan houses.
> Se precisar usar a pen drive em um computador que você considere que representa risco, passe o antivírus no equipamento antes de usá-lo no micro de casa.
> Prefira DVDs e CDs a pen drives. Se manuseados corretamente, em regra DVDs e CDs têm maior durabilidade em relação às pen drives, que podem ser atingidas por vírus ou ter arquivos corrompidos.
Fonte: Fonte: Ery Jardim, professor do Senac Informática

Internet dá sobrevida a rádios - zh 14/08/09

Algumas das 34 emissoras de rádio fechadas há cerca de duas semanas pelo governo da Venezuela, por supostamente não terem autorização para operar, encontraram na internet uma forma de, pelo menos, continuar com sua programação.

Éo caso da rádio CNB, de Caracas, que, a não ser por eventuais lembretes de seus locutores de que foi fechada pelo governo, continua transmitindo notícias, músicas e intervalos comerciais. Desde que a CNB começou a transmitir a programação pela internet, o número de acessos ao site da emissora quadruplicou, de acordo com seu proprietário, Nelson Belfort. Mesmo assim, segundo ele disse à rede britânica BBC, a audiência não é a mesma de quando a emissora transmitia via rádio.

FÉRIAS DA GRIPE A - ZH 14/08/09

Estamos preparados, diz secretária da Educação. As duas semanas a mais de recesso escolar devido à gripe A no Estado serviram de férias apenas para os alunos. Diretores e professores usaram esse tempo para se preparar para o retorno às aulas e enfrentar novamente a doença que não para de se propagar no território gaúcho.

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, garante que a rede estadual de ensino está preparada para o combate ao vírus H1N1 na volta dos estudantes na próxima segunda-feira.

– Estamos preparados. Fizemos dois grandes encontros com todas as coordenadorias junto com as autoridades sanitárias e passamos todas as orientações necessárias. Nas regiões, os diretores receberam essas informações para passar para todos os professores – assegura Mariza.

Baseado no protocolo de recomendações, um documento de quatro páginas distribuído a todas as unidades de ensino, cada escola administrará da melhor forma as ações para diminuir os riscos de contágios.

– Todo mundo tem água e sabão. O álcool gel não é tão caro. As escolas têm autonomia de verbas para esse tipo de compra e devem adequar o seu orçamento para se equipar – afirma a secretária.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Professores receberão livros com orientações sobre ensino

Docentes da rede pública receberão livros que orientam como ensinar em cada disciplina específica da educação básica, a partir do ano que vem. Os livros servirão como mais um instrumento para auxiliá-los no dia-a-dia em sala de aula.

O documento convoca editoras a inscreverem obras que serão avaliadas e selecionadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e, posteriormente, adquiridas e distribuídas pelo FNDE às escolas.

Segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, a iniciativa serve para complementar a formação dos professores. “Além do cunho metodológico, as obras trarão uma forte orientação sobre a prática com o aluno durante as aulas”, afirma. A produção dos livros envolverá a atuação do professor em cinco segmentos da educação básica, inclusive a educação de jovens e adultos.

Para participar, cada editora deve cadastrar as obras e os respectivos autores ou sucessores legais, de 10 de agosto a 16 de outubro, no Sistema de Material Didático, disponível na seção Serviços do sítio do FNDE. Depois, de 3 a 6 de novembro, será o período destinado a entrega da documentação exigida e dos exemplares dos livros pré-inscritos. Todas as obras devem atender às novas normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O edital do Programa Nacional Biblioteca na Escola – Professor 2010 está acessível na página eletrônica do FNDE

Provinha Brasil em novembro


Cerca de 3,5 milhões de crianças que cursam o segundo ano do ensino fundamental, em escolas das redes públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, deverão responder às questões da segunda edição da Provinha Brasil 2009. O Ministério da Educação enviará a provinha impressa aos sistemas de ensino com sugestão de aplicação no período de 9 a 13 de novembro. Com os dois resultados, os sistemas, diretores, coordenadores e professores poderão comparar, refletir sobre a prática pedagógica e, se apareceram problemas, definir estratégias para solucioná-los.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Folha de São Borja 08/08/2009

O NTE de São Borja foi representado no evento de Bento Gonçalves pela professora Kathia Espina de Lima.

Incêndio destrói escola


Fórum Estadual de Formação Docente

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente dos profissionais do magistério da educação básica reuniu, pela primeira vez, seus participantes na tarde do dia 29/07, em Porto Alegre. A reunião, coordenada pela secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, tratou sobre a demanda das redes públicas de ensino e da oferta de vagas pelas universidades gaúchas para formação inicial de professores em exercício.

O fórum, instituído por portaria em 23 de julho, tem como objetivo colocar em prática no Rio Grande do Sul o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC) em regime de colaboração entre União, Estado e Municípios. O objetivo da iniciativa é oferecer formação superior ou complementação pedagógica aos profissionais que ainda não possuem licenciatura e segunda licenciatura aos docentes que lecionam fora da área de sua graduação.

A secretária Mariza Abreu ressaltou que a qualidade da educação passa pela qualificação de seus professores, tanto pela formação inicial como pela continuada, de todas as redes de ensino. “Por este motivo, estamos aderindo ao plano. Apesar das escolas estaduais terem pouco profissionais que ainda não tem formação superior, estamos pensando no conjunto da educação gaúcha e na parceria com os Municípios”, afirmou.

Durante o encontro, ficou acordado que as instituições de ensino superior farão levantamento da oferta de vagas disponíveis para o segundo semestre letivo nos cursos de licenciatura até a primeira semana de agosto, para que as redes estadual e municipais possam pesquisar a demanda entre seus professores na volta do recesso escolar. Dependendo do cruzamento dessas informações, há perspectiva de que já este ano, um primeiro grupo de profissionais possa iniciar a formação superior ou complementação pedagógica.

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente é composto por representantes do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (SEC), MEC, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), de instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias, do Conselho Estadual de Educação (CEEd), da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino (AESUFOPE) e do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato).

Construa uma casa ecologicamente correta



O site Myabodo permite o usuário construir uma casa adicionando vários tipos de opções que a farão mais ou menos prejudicial ao meio ambiente. Construa a sua, é muito interessante!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

WCCE 2009


O WCCE 2009 - World Conference on Computers in Education, foi um evento muito importante. Representando o NTE de São Borja e junto com a professora Cristiane Araújo Rapeti, que representava a CRE, participei desse evento que aconteceu nos pavilhões da Fundaparque na cidade de Bento Gonçalves de 27 à 31 de julho. Durante o evento assistimos algumas palestras, como a da Secretaria da Educação - Mariza Abreu no dia 30/07/2009 (foto) que apresentou o Projeto Sala de Aula Digital, integrante do Programa Estruturante Boa Escola Para Todos, do governo do Estado, e, participamos, também de oficinas ministradas por especialistas na área das tecnologias.
Participar desse evento me levou a refletir sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) presentes na nossa vida. O uso do computador é um grande desafio e sua utilização no campo educacional ainda é uma novidade que requer que pensemos como podemos utilizar essa moderna ferramenta para nos auxiliar, como educadores, nas nossas práticas pedagógicas. E, também, não esquecendo que isso faz com que muitos educadores se sintam desatualizados e percebam que devem buscar informações sobre o uso da informática como instrumento do processo ensino-aprendizagem.